COMUNICAÇÃO.

by Roni Chittoni on 22/10/2008

Dinâmica de grupo de sensibilização para QUALIDADE DE COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL (para seis participantes ou mais).

Esta dinâmica pode ser aplicada para sensibilizar a equipe quanto a necessidade de assegurar a qualidade da comunicação interpessoal, a qualquer tempo.

Material necessário: nenhum

  • Peça que todos os participantes se retirem da sala, menos um, que será o integrante que vai iniciar esta dinâmica;
  • Encene, sem falar absolutamente nada (por mímica) para este integrante uma mensagem qualquer. Somente diga que ele deve observar atentamente, sem fazer perguntas, enquanto tenta adivinhar o que você está encenando. Seja criativo: encene, por exemplo, que está dando banho em um elefante. Você pode se movimentar livremente, mas leve em consideração a condição física dos demais integrantes que, enquanto isso, estão aguardando do lado de fora da sala;
  • Ao terminar sua encenação, peça que todos retornem a sala e faça um breve comentário sobre a importância de uma boa comunicação entre todos – que esta deve ser clara, precisa e o absolutamente fiel à origem. Instrua que se disponham em círculo e que o primeiro integrante irá reproduzir, silenciosamente, a mensagem recebida de você para um segundo integrante. O segundo irá reproduzir para o terceiro e assim por diante, até o último participante;
  • O último integrante deve reproduzi-la para você e ao terminá-la deve dizer o que estava reproduzindo. Na sua vez, repita, com precisão, a mensagem original (aquela que você encenou para o primeiro integrante) e diga o que você estava encenando;

Muito provavelmente, as mensagens original e final são diferentes e apresentam cenas diferentes. É hora de encerrar, fazendo comentários sobre a qualidade da comunicação entre todos, sobre a atenção que devemos ter com o nosso interlocutor e como as coisas podem ficar muito diferentes entre a mensagem original e a mensagem final. Procure por exemplos práticos, do dia-a-dia dos integrantes.

PARA LER MAIS:

roni@chittoni.com.br

There are 6 comments in this article:

  1. 11/09/2009Fabiano Parreiras says:

    Gostei da dinâmica sobre QUALIDADE DE COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL.
    Prestamos consultoria em Planejamento Estratégico e Marketing. Em algumas empresas nas quais definimos regras claras de procedimento, se as coisas não funcionam como deveriam, há falhas na comunicação. Interesses pessoais, medos, vaidade… Tudo pode interferir nos resultados.

  2. 7/10/2010Marcos Rocha... says:

    Gostei mto dessa dinâmica,achei mto divertida!

  3. 24/02/2011Armando Francisco says:

    adorei a dinamica. e muito instrutiva e ludica ao mesmo tempo.

  4. 25/03/2011Sinéia Esteves says:

    Se houvesse mais cuidado nessa área, por certo muitos incovenientes seriam evitados, pois a comunicação é uma arma poderosa para os relacionamentos. a Bíblia é um livro completo nessa área: refreie a sua língua, seja moderado no falar, pronto para ouvir e tardio para falar …. grande abraço.

  5. 3/08/2011andreza miranda says:

    Dinamica divertida e inteligente.obrigada

  6. 3/11/2011Atanásio says:

    É uma dinâmica excelente. Eu voluntariamente tenho facilitado algumas dinâmicas sobre comunicação, team building, etc. Adorei esta dinâmica. É aplicável para vários exemplos.

Write a comment: