TRABALHO EM EQUIPE.

by Roni Chittoni on 12/02/2008

Dinâmica de grupo de sensibilização para INTEGRAÇÃO e TRABALHO EM EQUIPE (para dez participantes ou mais)

Esta dinâmica pode ser aplicada a qualquer tempo, preferencialmente com grupos de pessoas que já trabalham em uma equipe, favorecendo a integração entre os participantes.

Material necessário: rolo de barbante e balões coloridos.

  • Para iniciar a atividade, você, que irá atuar como facilitador desta dinâmica, deve orientar para que todos fiquem em pé, dispostos em uma roda, enquanto distribui um balão vazio para cada um.
  • Guarde um balão no seu bolso – ele será utilizado no decorrer da dinâmica. Faça, previamente, uma marca escrita neste balão para diferenciá-lo dos demais (você pode escrever a palavra “equilíbrio” nele)
  • Ao iniciar esta dinâmica, você deve comentar sobre como certos comportamentos negativos (impaciência, desconfiança, egoísmo, etc) impedem que uma equipe desenvolva todo o seu potencial como uma “rede integrada”, que deve buscar um objetivo comum, um equilíbrio de todos os interesses individuais.
  • A seguir, oriente aos participantes que encham seus balões, ao mesmo tempo que pensam que estão colocando dentro deles, ao soprarem, estes e outros comportamentos negativos. Os balões devem ser, após fechados, colocados no centro da roda, no chão.
  • Entregue o rolo de barbante para qualquer um dos participantes, orientando que, ao recebê-lo, quem recebe deve jogá-lo para outro colega, explicando o porquê da sua escolha – qualquer razão pode ser mencionada.
  • Ao jogar o rolo para outra pessoa, a primeira (que recebeu o barbante das suas mãos) deve segurar a ponta solta do rolo. A segunda pessoa que recebe o rolo deve segurar uma parte do barbante (de modo que fique esticado entre a 1ª e a 2ª pessoa) e jogar o rolo para outro colega da roda, igualmente explicando porque escolheu tal pessoa. rede integração
  • Esse passo é repetido até que todos os componentes da roda tenham sua parte do barbante. Estará formada, então, uma grande teia, como demonstrado na figura de exemplo:
  • O último integrante deve jogar o rolo para o primeiro membro que recebeu, “fechando a rede”.
  • Com a “rede fechada”, você deve comentar: “Cada indivíduo dessa roda é uma parte que forma um todo. Podemos comparar essas partes com os funcionários ou departamentos da nossa empresa. É importante perceber que essas partes estão interligadas, se comunicam, se interagem e dependem umas das outras para que o todo viva e funcione adequadamente. Essa é a essência de trabalhar em uma equipe. Quando atingimos esta condição, atingimos o equilíbrio. E podemos conquistar qualquer objetivo. Esta rede irá sustentar qualquer objetivo nosso, bem acima de qualquer comportamento ou sentimento negativo.”
  • Enquanto você comenta estas palavras, encha o balão que você guardou e coloque-o no centro da “teia”.
  • Prossiga, dizendo: “Esse balão, que está sendo sustentado pela nossa rede, representa o equilíbrio ideal resultante da interação de cada parte. Observem que para que o balão esteja perfeitamente equilibrado é importante que todas as partes colaborem entre si. Assim é tudo o que há ao nosso redor; tudo integra uma rede maior e igualmente é formado de “redes menores”. Nosso departamento, nossa empresa, nossa comunidade onde vivemos. Por exemplo: um átomo forma uma molécula, que forma uma célula, que forma um organismo vivo, que forma a parte viva de um planeta, que integra um sistema solar, que é uma parte de uma galáxia, que é integrante do Universo. E tudo isso, todos e partes, estão interdependentes numa totalidade harmônica e funcional, numa perpétua oscilação onde os todos e as partes se mantêm mutuamente.

  • A partir de agora, você deve tirar, da mão de cada um, o pedaço de barbante que a pessoa segura, deixando-o cair e, enquanto isso, continue a explicação do que está acontecendo: “Entretanto, movidos por interesses egoístas, onde as partes tentam se sobrepor por cima de outras, rompemos a harmonia da equipe. E o que acontece quando não há uma perfeita sinergia entre as partes do todo ou quando não há a colaboração de todas as partes? (nesse momento, você deve ter tirado o barbante das mãos de diversos integrantes e o balão, que você colocou no centro da teia, já está no chão). “Acontece o mesmo que aconteceu com esse balão: perde-se o equilíbrio do sistema até que ele desmorone e o nosso objetivo comum desaparece em meio a tantos comportamentos negativos.
  • Neste momento, pegue o seu balão e continue, dizendo: “Ainda há tempo de recuperar o equilíbrio se todos resgatarem firmemente a sua parte do barbante. Do contrário, se demorarmos muito, pode ser tarde demais” (ao dizer isso, estoure o seu balão).
  • Para finalizar, comente que todos devem lutar para manter o equilíbrio da rede formada em uma equipe, incentivando-se mutuamente e substituindo os comportamentos que comprometem essa integração, por outros, mais coerentes e alinhados com a união entre todos.
  • Para encerrar, instrua a todos que se abracem, enquanto estouram todos os balões com os pés, com uma salva de palmas.

PARA LER MAIS:

roni@chittoni.com.br

There are 10 comments in this article:

  1. 20/02/2008cintia says:

    As dinâmicas são excelentes e importantíssimas para a sinergia do grupo !!

  2. 5/03/2008claudete says:

    Maravilhosa. Sou coordenadora pedagógica na minha escola e estava precisando de idéias para unir mais o grupo de docentes Muito obrigada.

  3. 16/03/2008Eliana says:

    Trabalho numa grande empresa de varejo e sei a importancia do trabalho em equipe .Muitas vezes a demanda nas vendas nos impede de desenvolver esse potencial em nossos colaboradores e com issomuitas vezes perdemos o foco da equipe. Conheço muitas dinâmicas e essa em especial com certeza irá acrescentar bastante ao meu trabalho.

  4. 19/03/2008Paulo Cezar says:

    Sou enfermeiro e gerente de um posto de saúde de Programa de Saúde da Família e como trabalhamos em equipe, esta dinâmica foi muito boa. Agradeço muito por tê-la encontrado.

  5. 24/03/2008nice says:

    Sou assistente social e esta dinâmica chegou em boa hora, pois vou aplicá-la no encontro de coordenadores, onde trabalho.
    Muito obrigada.

  6. 26/03/2008Raquel says:

    Nossa adorei essa dinâmica, estou gerenciando uma loja onde a equipe está sem união. Obrigada

  7. 7/04/2008Daiane simões says:

    achei muito interessante e vou faze-la na minha classe de EJA.

  8. 27/08/2008Vanda Saldanha says:

    Olha não sei nem o que dizer…adorei mesmo…walleu

  9. 5/09/2008Vitor says:

    Nossa gostei muito dessa sua dinhamica va me ajudar a fazer um trabalho de psicologia la ná minha escola vlw msmo

  10. 6/10/2008Lucineia says:

    A dinâmica em grupo ajuda muito no crescimento e desenvolvimento no meio da organização através da dinâmica as pessoas, funcionários, os níveis hierárquico mais altos se tornam um só, talvez até com um mesmo objetivo. Tendo como consequência a satisfação, reconhecimento, alivio do objetivo alcançado, realização, além das experiências adquiridas na dinâmica.