INTEGRAÇÃO.

by Roni Chittoni on 20/09/2006

Dinâmica de grupo de sensibilização para QUALIDADE DE RELACIONAMENTO INTERPESSOAL ou INTEGRAÇÃO DE NOVO COLABORADOR (para seis participantes ou mais)

Esta dinâmica pode ser aplicada sempre que houver a constatação que algum integrante da equipe está se isolando dos demais ou quando um novo colaborador é integrado na equipe de trabalho (por conta de novas contratações), a qualquer tempo.

Material necessário: balões coloridos.

  • Para iniciar a atividade, convide os participantes para, de pé, se disporem em um círculo e distribua um balão para cada um;
  • Comente sobre a importância da integração entre as pessoas de uma mesma equipe e como isso influencia na auto-estima individual. Fale sobre como determinados comportamentos podem contribuir, positivamente, com a auto-estima de um colaborador recém contratado e integrado ao quadro funcional da empresa.
  • Na seqüência, peça para todos encherem seus balões, “descarregando” dentro deles, todos os sentimentos negativos que impedem um bom relacionamento: impaciência, rudez, frieza, etc… e que, após cheios e fechados, todos os balões devem ser colocados no chão da sala utilizada para esta dinâmica.
  • Instrua ao novo colaborador ou colaboradores (no máximo, dois) que se posicionem no centro do círculo.
  • Para os demais, peça que se unam firmemente, de braços e mãos dadas, formando uma “corrente” firme, envolvendo o colaborador que está ao centro, e que não possa ser “rompida”.
  • Agora, peça para o novo colaborador (que está ao centro desse círculo) para forçar esta “corrente”, tentando “rompê-la” e, dessa forma, tentando sair de dentro do círculo. Preste atenção ao tipo do esforço e, se necessário, modere o exercício para que nenhum integrante da dinâmica se machuque. Certamente o ambiente será de muita energia física e risos. Incentive o grupo que falem entre si, dando instruções para que todos resistam às tentativas de “saída” do colaborador que está ao centro do círculo.
  • Quando a “energia” do grupo “diminuir”, encerre a atividade e peça a todos que se posicionem novamente em círculo aberto, sem estarem unidos. Conceda alguns instantes para que todos recuperem o fôlego.
  • Faça perguntas ao colaborador que estava no centro: como ele avalia o seu grau de esforço, qual a sua sensação ao tentar sair do grupo e o que pensou quando definitivamente desistiu de tentar.
  • Comente que será exatamente assim que o grupo todo se comportará com ele/ela a partir de agora: por mais que ele tente “sair”, sejam por atitudes conscientes ou não, o grupo não permitirá, pois este é o espírito da equipe que o recebe – sempre disposta a “envolvê-lo” e “protegê-lo”, com muita energia de todos os participantes e que o novo lugar dele é com sua equipe e não fora dela.

roni@chittoni.com.br

There are 65 comments in this article:

  1. 6/10/2006Vinícius says:

    Cara que perda de tempo esse teu blog.
    Dinâmica de Grupo é a coisa mais \” no sense \” que psicólogos piegas já puderam inventar. O objetivo mor é colocar pessoas deseperadas por um emprego em uma situação ridícula beirando o bizarro pra depois concluirem quem sofreu menos e tomarem a decisão de quem foi selecionado baseados em conceitos fictícios e abstratos sem sequer avaliar as qualidades profissionais e técnicas de um profissional. E tem mais ao responder que árvore gostaria ser e porquê eu diria : Uma árvore de mandioca (editado pelo moderador)!

  2. 11/10/2006Denes says:

    maravilhoso!!!

  3. 15/10/2006Cynthia Verônica says:

    Cara,

    adorei esta dinâmica sou economista, e no meu tempo livre dou aula de dança para um grupo jovem onde no meio existia uma fora da turma apliquri esta dinâmica e foi 10.

  4. 18/11/2006Patríciade Matos says:

    Oque responder?
    que eletro doméstico gostaria de ser?
    que fruta?
    que animal?

  5. 19/01/2007ALEXANDRA says:

    Gostaria que vcs colacassem dinâmicas para aplicar em Conselho de Classe, sou coordenadora de uma escola e preciso muito destes tipos de dinâmicas.
    Beijos
    Alexandra

  6. 24/01/2007Rosa Magalhaes says:

    Sou fã incondicional desse site e adoro todas as dinâmicas mas como sujestão gostaria que colocassem mais dinêmica pra trabalhar com alunos do Fundamental II e Ens. Médio.
    Grande beijo a todos.

  7. 26/01/2007ISABEL ANDRADE says:

    Gostaria que publicassem dinâmicas rápidas para iniciar um encontro, uma reunião. De entrosamento e boas vindas.

  8. 31/01/2007Glaysione says:

    Sou pedagoga e peço a vocês que publiquem dinâmicas de resgaste de auto estima para crianças. Obrigada!

  9. 1/02/2007Nelmi Freitas Argolo says:

    Sou professora de Ens. Fund. e Ens. Médio e adoraria conhecer outras dinâmicas para trabalhar em sala de aula, ou mesmo conhecer publicações indicadas.
    Grata.

  10. 15/02/2007Marilisa says:

    Olá, sou professora e todas as vezes que vou realizar uma reuniao de pais, gosto de programar uma dinamica…
    Já esgotei as que eu conhecia………..por isso estou a procura de novas idéias……….este site foi uma ótima oportunidade…………
    porém ainda nao encontrei………….

    Obs:Parabéns pelo site

  11. 4/03/2007Sueli Lang dos Santo says:

    Adorei esta dinâmica , vou aplicá-la com turmas de oitava série, estou curiosa para centir o resultado…

  12. 5/03/2007POLYANNA says:

    Adorei o texto desta dinâmica estou super empogada para aplica – lá.
    estou fora de sala de aula tem 4 anos, tenho turmas de 5ª a 8ª série,na disciplina de Matemática.Gostaria de coração que sempre que pintar algo novo e descontraído mande – me ou indique – me (site),que possa encontrar.

    Muito obrigada mesmo!
    super beijos para todos da equipe de trabalho.

    estão de PARABÉNS!!!!!

  13. 7/03/2007liliane says:

    gostei da dinâmica! Já conhecia outra semelhante. Gostaria de conhecer novas dinâmicas para trabalhar integração entre equipes de enfermagem.

  14. 10/03/2007jenir Resplandes says:

    que pena que exista pessoas tão secas por dentro que não seja capaz de ver uma dinãmica com o coração. Eu, felizmente, gosto de tudo que porventura venha a aproximar o ser humano.E como é bom ser bem recebido! Amei a dinãmica.Sou professora e esta dinãmica é legal para receber um novo aluno.

  15. 11/03/2007renata fernandes says:

    show! bastante envolvente!

  16. 11/03/2007renata fernandes says:

    show!

  17. 13/03/2007cre says:

    Adorei!!Mande-me mais se possível.

  18. 22/03/2007Andreza Dantas says:

    Adorei a idéia de descarregar tudo dentro do balao… to pensando em fazer algumas dinamicas de grupo numa sala de 6 serie, nao sou professora, mas pra ajudar a motivar os alunos de uma amiga =)

  19. 24/03/2007silvana says:

    muito legal……
    pessoas como vc fazem da internet um ambiente sadio e proveitoso…
    parabéns…
    e faço votos de muita inspiração para vc…

  20. 25/03/2007FABIANO MARTINS says:

    Sou técnico em eletrotécnica,sempre estou realisando treinamento sobre “Consumo Consiente” E SOU MULTIPLICADOR DO PROCEL,sempre estou recorrendo a dinãmicas para enteragir com a equipe. Gostei muito desta dinãmica pois necessita-se de pouco material didático

  21. 9/04/2007Denise Maria Bispo says:

    Não tenho a menor dúvida de como faço uma reunião de pais de alunos para 3ª série. Gostaria que alguém enviasse uma dinâmica de grupo que levasse uns 20 minutos. Algo em que os pais pudessem se reunir em grupos, escrever em papéis, etc.
    Tenho uma reunião urgente, e se alguém puder me ajudar, agradeço demais!

  22. 9/04/2007Denise Maria Bispo says:

    Não tenho a menor dúvida de como faço uma reunião de pais de alunos para 3ª série. Gostaria que alguém enviasse uma dinâmica de grupo que levasse uns 20 minutos. Algo em que os pais pudessem se reunir em grupos, escrever em papéis, etc.
    Tenho uma reunião urgente, e se alguém puder me ajudar, agradeço demais!
    denisebispo@excite.com

  23. 9/04/2007Francisco Franklin says:

    PARABÉNS! GOSTEI DE SABER DE VOCÊS. VALEU PELA SOCIALIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO, QUEM TEM COMPETÊNCIA AGE ASSIM.

  24. 21/04/2007ALFREDO JUNIOR (BSB) says:

    Olá, primeiramente gostaria de colocar ao Vinícius que seu comentário determina que vc é uma pessoa traumatizada profissionalmente.
    A dinâmica é 10 . Ela protege o novo integrante , principalmente se ele for líder de grupo e ajuda a manter a equipe unida c/ mesmo objetivo.

  25. 21/04/2007ALFREDO JUNIOR (BSB) says:

    Brasília, setor Sudoeste (061) 84285713

  26. 1/05/2007bruno araujo says:

    cara,
    adoro traballhar com dinamicas, e um metodo, muito bom de estar passando uma mensagem para as pessoas. sou lider evangelico e uso dinamicas em retiro e palestras, por onde eu vou!!!
    um grande abraco!!!
    Que Deus abencoe a vidas de vcs!!!

  27. 17/05/2007soraya cristina says:

    Adorei!!!!
    A dinâmica de grupo possibilita maior integração nas relações interpessoais, o auto- conhecimento e o que é melhor:felicidade!

  28. 19/05/2007Neto Zerneri says:

    Adorei seu site.
    Você está de parabéns. São dinâmicas atuais e inteligentes.
    Bom, acabei de ler um comentário q deixaram aí pra vc, ridicularizando seu trabalho. Nem esquente viu, pois se essa pessoa teve o desprazer e a falta do que fazer parar escrever tal insençatez, provavelmente deve estar desesperada por não se sair bem em uma dinâmica. São pontos de vista.
    Abraço

  29. 22/05/2007fatima lucia ferreir says:

    Vinicius, procure um psicologo para lhe ajudar a ficar de bem com a vida.Com relaçao ao site e maravilhoso.parabens .Abraço fatima lucia ferreira gomes.

  30. 22/05/2007Avaci gomes junior says:

    Boa!

  31. 23/05/2007jamile says:

    gostaria de saber o que responder numa dinâmica de grupo quando perguntam que aninmal gostaria de ser e citar 3 qualidades e em que posso melhorar?

  32. 24/05/2007maristela leonel says:

    Ja fiz esta dinamica e gostei. Agora este Vinicius deve ser o tipo de pessoa que não gosta de falar de si mesmo. A dinâmica em uma abertura de reunião ou integração no trabalho serve para deixar o ambiente mais alegre. Isto é integração…cara pesquise…

  33. 26/05/2007analice says:

    nao se tem nem o que falar concerteza encomendarei este site para os meus amigos

  34. 27/05/2007terezinha Alcoforado says:

    Parabéns pela iniciativa do site, nós educadores precisamos muito. Desejaria que vocês publicassem dinâmicas rápidas para início de aulas.
    Meu abraço carinhoso.

  35. 27/05/2007rejanne says:

    Adorei a dinâmica.Isso passapara os colegas de equipe segurança.

  36. 18/06/2007Rosimary says:

    Gostei SIM,mas adoraria se pudessem divulgar algumas dinâmicas mais práticas e rápidas…Sou Multiplicadora de Uma Grande rede,Não dá para perder muito tempo com longas dinâmicas.
    GRATA.

  37. 23/07/2007luciana says:

    sou professora e precisamos trabalhar a auto estima das crianças em um trabalho voluntario que faço. valeu a ideia agora vou adaptar.obrigada

  38. 30/07/2007elisabete says:

    Gostei muito da dinâmica, pode ser usada tambem em inicio de atividades pedagógicas com os professores , para que sintam que a escola nao caminha só, sem o tomadas de decisões no coletivo. PARABÉNS!
    Se possível mande mais e eu tbem gostaria de dinamicas de conselho de classe

  39. 8/08/2007alexia cavalcante says:

    vinicius se vê que você não teria a menor condição de esta num cargo de gestão pois achar, que o psicologo e as empresas ficam brincando com o uso lúdico das informações.
    realmente você merece um treinamento.
    bjssssssssssssssssss

  40. 14/08/2007Christiane Campos says:

    Gostaria de receber, com urgência, dinâmicas sobre inter-relacionamento para realizar com professores. Obrigada.

  41. 30/08/2007Michelle says:

    Oi, estou fazendo 2° periodo de matemática e nunca dei aula, mas estou louca p/ sentir este prazer, porem estou muito insegura ainda, gostaria que vcs me mandassem alguma tipo de dinámica para eu aplicar para os meus alunos. Obrigada

  42. 31/08/2007Célia says:

    por favor,não entendí como se dobra o papel para se fazer essa dinâmica
    de sensibilização.
    vc pode me mandar um email explicando?
    é q achei muito interessante.
    obrigada!

  43. 1/10/2007Ana Valeria says:

    Pense gostei e uma dinamica que deu bastante certo com os alunos que vou pegar.
    Parabens continue assim dando estas pra tirar agente sem criatividade.
    Um grande abraço.
    Fica com jesus e maria

  44. 5/10/2007Eliete Cordeiro SAnt says:

    Gostaria de uma informação á respeito de uma dinamica, “se fosse fosse um remédio quais suas indicações e as contras, alguém conhece essa dínamica????
    Grata Eliete.

  45. 11/10/2007Sunamita Andrade says:

    Amei esta dinâmica,super interessante. Estou cursando o 2º período de Gestão de Recursos Humanos e trabalho com jovens na minha igreja e achei de suma importância compartilha-la.

  46. 25/10/2007Francisca says:

    Gostei muito, parabéns

    Tenho trabalhado com Grupos de Mulheres Evangélicas e gostaria de receber dinâmicas voltadas especificamente na área de auto estima.

  47. 26/10/2007silvana says:

    ola, gostei da dinamica ,parabéns!

  48. 28/11/2007suzy says:

    parabens,gostei bastante!!!!!!!!!!!!!1esta cada vez melhor.

  49. 1/12/2007geise says:

    Eu adorei esse site, gostei d+ de voçês, trabalho alfabetizando adultos e é sempre bom fazer dinâmicas para descontrair na aula, parábens adorei. BEIJO…

  50. 7/12/2007Naide says:

    Gostei muito do site de vcs que me sugeriu novas idéias a partir dessa dinâmica, ( editado pelo moderador )
    obrigada.

  51. 19/12/2007sonia says:

    amei a dinamica….vc é especial para Deus….

  52. 14/01/2008Rejane says:

    Que bom que existe vcs

  53. 15/01/2008Orlando says:

    Vai uma sujestão!

    Poderemos encher o balão com coisas boas que temos e que desejamos, tipo: Amor, Carinho, Amizade, Companherismo, Cooperação, em cada sopro um pouco de cada sentimento, aí trocamos os balões com desejando tudo isso de bom e no final estouramos para que o ar, o ambiente fique carregado de coisas boas e assim vai…
    Contasse uma estória e a importância destes desejos.
    Um abraço na alma de cada um

  54. 24/01/2008João says:

    Dinâmica de Grupo nas escolas?!Era só o que faltava!Já não basta a perda de tempo desta prática sem sentido de relacionamento interpessoal forçado,adotada e defendida por psicólogos e por 80% das empresas brasilieras,também até alguns Concursos Públicos,onde desempregados em situação de desepero por um emprego se vêem forçados a se submeter a um circo.Como ficariam as qualidades acadêmicas,técnicas e profissionais de um indivíduo que “ralou” por 1/4 da sua vida (ou aproximadademente 20 ou 25 anos) só estudando e gastando grana com material,transporte e mensalidades de colégios e/ou faculdades?Isso de Dinâmicas de Grupo não passa de um pretexto e para não empregar quem realmente precisa trabalhar.O Governo deveria acabar com essa prática.Acredito,sim,em treinamento direto na empresa ou trabalho em fase experimental por 90 dias.Se tiver bom desempenho neste treinamento,o futuro funcionário efetivado fica,senão vai embora.

  55. 25/01/2008Samurai says:

    Concordo com os colegas Vinícius e João.

    Sou 100% contra as Dinâmicas.

    Cada um diz o pensa,portanto a colega Alexia não deveria criticar e,sim,avaliar o seu comentário e se por no lugar de quem foi mal sucedido nas Dinâmicas e de quem precisa deseperadamente do emprego e respeitar a opinião de quem é contra.

    Pelo amor de Deus! Tem gente que gosta de Dinâmicas?E quanto aos coitados dos milhões de desempregados?

    E ainda publicam “cartilhas” para entrevistas, dinâmicas e relacioanmento interpessoal?Além de ser um desperdício de tempo e de dinheiro gastos nestes livrinhos,não seria melhor investir em capacitação de futuros funcionários nas empresas,bastando ter apenas os certificados de Colégios,Faculdades e Cursos?

    Ninguém pode forçar a pessoa a se relacionar com outrem,bem como se aproveitar da situação do desempregado em geral para promover estas gincanas esdrúxulas e inúteis de DGs com a desculpa de contratar só um número limitado de pessoas.

    Se a pessoa não passar na tal Dinâmica,não consegue o seu ganha-pão?Como fica a situação desta pessoa diante das suas famílias que depositaram muita fé para que conseguisse tal vaga de emprego?Como vai encará-las com a vergonha de não ter conseguido?Com decepção e desâmimo,é lógico!

    Ao invês das empresas tentatem reduzir a taxa de desemprego,com a dificuldade imposta por estas mesmas empresas ao aplicarem as Dinâmicas,o desemprego está ainda mais galopante.

    Quem acha “lindo” ou defende a tese das Dinâmicas de Grupo é porque não está passando pela vegonha do desemprego por um bom tempo,é porque não tem um monte de conta pra pagar e é porque não tem geladeira e despensa quase vazios.Ao invés de defender o Relacionamento Interpessoal forçado,deveria pensar mais no próximo!

  56. 25/01/2008Luciano says:

    Boa noite,

    Eu sou contra Dinâmicas Grupais e Relacionamentos Interpessoais forçados,mas sou plenamente à favor de período de Treinamento direto e imediato numa determinada empresa por 90 dias na área compatível à sua formação acadêmica,técnica e/ou profisional.Se o atual funcionário em treinamento atingir bem as suas atribuições,caberia a mesma empresa posteriormente efetivá-lo ou,caso contrário,dispensá-lo.

    Dizer que é contra não se trata de a pessoa ter sido mal sucedida profissionalmente.Nem todos tem a oportunidade de entrar no Mercado de Trabalho tão fácil assim.

    Meu comentário foi pacífico e educado,apesar de eu ser contra,e acho que como este blog é democrático,cada um diz o que pensa e convém,de que é a favor das DGs,respeitar a opinião de quem é contra e vice-versa sem criticar o ponto de vista um do outro.

  57. 31/01/2008marlene do bem says:

    Oi,Roni! Parabéns por mais esta .
    Roni, gostaria de aproveitar este espaço e parabenizar o comentário de nº 53 , onde o Orlando dá uma sugestão muito enriquecedora . Beijos

  58. 20/03/2008Janete Andrade says:

    Muito boa!
    Estava à procura de uma dinâmica, e esta se encaixou na minha necessidade.
    Vou continuar verificando o site pois é minha primeira visita. Espero encontrar uma dinâmica de relacionamento em equipes de trabalho, com problemas de fofocas. Se não encontrar, aqui fica registrado minha sugestão.
    abraços e parabéns!
    PS.: Quanto ao primeiro comentário do colega Vinicius, se ele não aprova as dinâmicas e a atuação dos Psicólogos, porque ele se deu o trabalho de ler??
    Ele também não prestou atenção, que a dinâmica não diz que está sendo aplicada em processo seletivos..o que entendi, é que a dinâmica foi usada com colegas de trabalho….
    Bom, da minha parte, novamente parabéns e um grande abraço.

  59. 23/03/2008Loren Kauffman says:

    blá, blá,blá!!!!

    Vinícius, João, Samurai e Luciano… só podem ser a mesma pessoa frustrada e sem noção de tempo e espaço!
    Uma dica construtiva: Deixem de se remoerem por dentro fazendo disso a única razão de viver, acordem para os acontecimentos, o tempo não pára! E não espera que você conserte o coração despedaçado!

    Tendo em vista que os rumos do Mercado exigem pessoas cada vez mais globalizadas, mais capacitadas, logo subentende-se que elas deverão sim ter interpessoalidade, e as DGs estimulam essa troca de conhecimento e informações, basta que as pessoas envolvidas deixem fluir!

    Não estou querendo dizer nada de mais, somente que se vocês não estiverem se atualizando com a velocidade do mundo, pode contar que estarão fadados ao fracasso e a estagnação! E enfim, fora do Mercado!… Acompanhem as mudanças!
    Pesquise: Teoria Geral da Administração
    Evolução do Pensamento Estratégico

    Informaçao está para todo mundo, mas nem todos estão para a informação…

  60. 23/03/2008Loren Kauffman says:

    Quanto ao site:

    É de grande relevância, e dentro do contexto dinâmico, é uma grande fonte de recursos que podem ser aplicado em qualquer área. Só depende da criatividade do “facilitador”.
    E a idéia do colega Orlando Nº 53, é bastante interessante e bem mais edificante!

  61. 25/03/2008ANDREA says:

    MUITO BOA, GOSTEI BASTANTE.
    BEM CRIATIVA

  62. 26/03/2008Célia says:

    Já utilizei esta dinâmica com o grupo de Professores na escola onde trabalho. É um sucesso. Eles se sentem mais à vontade e mais leve para começar o trabalho…
    Abraços,
    Célia

  63. 10/04/2008claudiane Gomes says:

    Sou educadora e letrista, estudar não é uma coisa facil para as crianças, por isso acredito na importancia das dinamicas.

  64. 16/04/2008thais says:

    oie gostei muito da materia beijos um abraço

  65. 4/09/2008flaviana vasconcelos says:

    adorei muito mas ainda não tive oportunidade de aplicar em algum lugar,porque agora que estou iniciando RH………